Francisco Lucas Gonçalves dos Reis e Jakson dos Santos Ribeiro

 

APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA AULAS DE HISTÓRIA: HISTÓRIA LOCAL NA PALMA DA MÃO - CAXIAS - MA

 

Introdução

O contexto de pandemia em que vivemos atualmente nos revelou o quão presente as tecnologias estão na vida dos indivíduos. Em especial, no campo educacional, o que vimos foi a continuação das aulas (de forma remota) com o intermédio das tecnologias. As escolas passaram a utilizar algumas plataformas para a continuação das atividades, tais como: Google meet; Zoom; Microsoft Teams; etc, por onde professores e estudantes interagem em salas de aula virtuais.

 

No entanto, para além da visão das tecnologias como simples intermediadoras, é importante pensá-las enquanto ferramentas pedagógicas e que oportunizem o aprendizado. Neste contexto, os smartphones assumem a centralidade quando se trata do principal meio de acesso aos conhecimentos em geral, uma vez que o aluno com o acesso à internet pode estar em contato com culturas dos mais longínquos lugares. Em relação à este ponto, o Ensino de História é quem mais se beneficia, tendo em vista a possibilidade de hoje os estudantes poderem visitar museus virtualmente, ter acesso aos documentos históricos digitalizados, e os conhecimentos históricos que apresentam-se em diferentes formatos, em plataformas diversas, desde uma rede social, um documentário, um blog, um curta-metragem, etc. Os estudantes ficam desta forma imersos no mundo da internet que os torna sem exagero algum, cidadãos globais.

 

Partindo das considerações feitas anteriormente, é preciso que as tecnologias estejam aliadas também para que seja possível ao aluno ter acesso ao conhecimento do seu lugar, do local em que vive, para que a partir dali possa compreender os contextos mais amplos. Assim, atentar para a aprendizagem da História Local constitui-se uma forma de valorizar a própria identidade do lugar e das pessoas que pertencem a ele, uma vez que a própria BNCC ressalta a necessidade de criar vetores para que o Ensino de História Local possa se estabelecer no cotidiano dos alunos.

 

Considerando o contexto acima descrito, este artigo apresenta a fase inicial do desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica de iniciação científica no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIT. O título do projeto consiste na proposta “O desenvolvimento de aplicativos  educacionais para aulas de História geral e História do Maranhão na Educação Básica”; e o plano de trabalho em desenvolvimento é “Jogo da memória: história local na palma da mão”. Objetiva-se a elaboração de um aplicativo que forneça apoio aos professores da Rede de Educação Básica de Caxias- Ma no que diz respeito ao ensino de história local.

 

Desenvolvimento

Para o início do desenvolvimento da presente pesquisa (em andamento) foi imprescindível buscar um referencial teórico a respeito da importância das tecnologias aplicadas ao Ensino de História; o conceito de mobile learning (aprendizagem móvel); e a relação Ensino de História e história local.

 

É importante considerar primeiramente que o Ensino de História, diante das tecnologias, se depara com muitas possibilidades que podem tornar este ensino cada vez mais dinâmico e atrativo para os alunos.

 

No entanto, é necessário o cuidado por parte dos profissionais da educação, para que as tecnologias, quando utilizadas, não sirvam apenas como intermediadoras do processo educativo, elas devem ter propósito pedagógico e possibilitar aos alunos a interação com o conhecimento. Deste modo:

 

“A utilização da tecnologia com intenções educativas necessita de uma sustentação pedagógica ao nível das estruturas, dos intervenientes e das estratégias de ensino e de aprendizagem, porque mais importante que centrar a discussão no tipo de tecnologia a utilizar é identificar que propósito pedagógico se pretende atingir [...]” (TRINDADE & MOREIRA, 2017, p. 100).

 

Desta forma, o uso de aplicativos no Ensino de História também está relacionado ao estudo sobre o mobile learning (aprendizagem móvel), que mostra-se mais que necessário no campo educacional, pois se deve considerar o potencial das aplicações móveis no processo de ensino e aprendizagem por possibilitarem a elaboração de um conjunto ilimitado de ações pedagógicas, independentemente do espaço da sala de aula, uma vez que:

 

“O acesso ao conteúdo de multimídias deixou de estar limitado a um computador pessoal (PC) e estendeu-se também ás tecnologias móveis (telemóvel, PDA, Pocket PC, tablet, PC, Netbook), proporcionando um novo paradigma educacional, o mobile learning ou aprendizagem móvel, através de dispositivos móveis.” (MOURA, 2012, p.50).

 

Esta aprendizagem móvel traz a vantagem de conectar aluno e professor, e estes ao conteúdo estudado mesmo estando geograficamente distantes. Porém, o uso destas aplicações deve receber atenção especial pois existem alguns desafios no caminho justamente por ser ainda um tema muito debatido no campo educacional.

 

Considerando ainda a formação dos professores que geralmente não contempla uma capacitação em relação às tecnologias é importante fazer a seguinte consideração:

 

“Devemos utilizar metodologias adequadas do contexto na qual se inserem. O professor precisa se apropriar das questões teóricas na vinculação com as especificidades da tecnologia. Nesse sentido, o professor poderá ser capaz de identificar os limites e potencialidades dessa situação.” (LEITE, 2014, p.59).

 

A questão do contexto é um ponto que deve ser priorizado na utilização de aplicações móveis em escolas municipais, levando em consideração a heterogeneidade presente na sala de aula em que o professor deverá elaborar atividades que incluam todos os alunos. É preciso que o professor saiba manusear e principalmente utilizar as aplicações móveis como um recurso pedagógico vinculando as questões teóricas.

 

Cabe destacar que as aplicações são ferramentas auxiliares e não substituem os recursos já utilizados pelo professor. Para um melhor aproveitamento ao ministrar o conteúdo é interessante que sejam utilizadas todas as maneiras possíveis, integrando as diferentes tecnologias para obter os resultados esperados no processo de ensino e aprendizagem.

 

“É importante neste processo dinâmico de aprender pesquisando, utilizar todos os recursos, todas as técnicas possíveis por cada professor, por cada instituição, por cada classe: integrar as dinâmicas tradicionais com as inovadoras, a escrita com o audiovisual, o texto sequencial com o hipertexto, o encontro presencial com o virtual.” (MORAN, 2000, p. 140).

 

Desse modo em relação ao uso das aplicações móveis no ensino de História o mobile learning mostra-se:

 

“[...] como um processo igualmente capaz de potencializar a educação da História num contexto de educação formal, mas fora do espaço tradicional de sala de aula, em contexto de visitas de estudo, acreditando que a aprendizagem da História e o desenvolvimento da consciência histórica não se restringem apenas ao espaço de sala de aula, mas podem ser concretizados em qualquer lugar, desde que devidamente pensados e executados em termos didáticos.” (VIEIRA, H. I. A., & FERREIRA, C. A. F, 2016, p.209).

 

É este o ponto central sobre o uso das aplicações móveis no Ensino de História, pois não consiste apenas na aprendizagem fora da sala de aula, mas principalmente a vantagem do desenvolvimento da consciência histórica além do espaço escolar. Aqui é importante atentar para o cuidado que deve ser tomado pelo professor ao propor estas atividades que devem ser pensadas com fins didáticos, pois caso contrário as aplicações móveis não se mostrarão como ferramentas auxiliadoras no processo de ensino e aprendizagem.

 

A discussão sobre desenvolvimento da consciência histórica dos alunos deve sempre levar em consideração o momento que os mesmos estão vivenciando. Ao considerar que este é um momento de avanços tecnológicos e discussões sobre o melhor uso dos mesmos, faz-se necessário uma articulação e complementaridade com o objetivo de aliar os recursos que os alunos frequentemente utilizam, mas que só agora estão sendo pensados como ferramentas pedagógicas auxiliadoras no processo de ensino e aprendizagem.

 

Temos ainda o fato de que, entre todas as disciplinas a História tem papel de destaque, pois credita-se á ela a responsabilidade principal na formação de uma consciência histórica na construção de valores culturais e também sociais. Daí a importância dos estudos sobre história local neste processo uma vez que fazem frente aos processos de homogeneização cultural, observado facilmente nos livros didáticos de História quando se constata uma quantidade considerável de páginas dedicadas a história das potências europeias. Os estudos da história local trazem ao conhecimento dos alunos os diferentes modos de viver no presente e em outros tempos, que existem ou que existiram no mesmo espaço. O conhecimento da história do seu lugar, da sua cidade, dos fatos importantes que constituem a história daquele lugar favorecem o desenvolvimento das capacidades de diferenciação e identificação, permitindo identificar as permanências e mudanças nos costumes e nas relações sociais, as semelhanças e diferenças de vivências coletivas, não julgando grupos sociais como mais “evoluídos” ou “atrasados” (BRASIL, 1997, p. 52).

 

O aplicativo

Para chegar ao produto final aqui pretendido (o aplicativo sobre história local de Caxias - MA), a presente pesquisa passará por algumas etapas descritas adiante, algumas delas já em andamento.

 

Primeiro, foi realizado um levantamento de trabalhos que abordam sobre a história da cidade de Caxias- MA, ou aspectos específicos que possam contribuir para a pesquisa, tais como o patrimônio, suas igrejas e praças, seus escritores, etc.

 

Dentre as leituras realizadas, podemos apontar alguns trabalhos importantes que contribuem para a elaboração do conteúdo do aplicativo a respeito da história de Caxias- Ma. Temos inicialmente a tese de Mariângela Santana Guimarães Santos, com o título “Fragmentos da memória: contribuições à história da cidade de Caxias do Maranhão”. Neste trabalho, a autora traz uma história da cidade a partir do diálogo com a memória de alguns moradores e também de professores acadêmicos. Em seu trabalho temos a história de alguns bairros; relatos sobre as festas religiosas; sobre as fábricas têxteis; as igrejas; praças; estação ferroviária; as ruínas da Balaiada; etc. A tese constitui-se como um trabalho imprescindível por ser repleta de imagens sobre os mais variados lugares da cidade, e que serão necessários ao aplicativo.

 

Outro trabalho importante é a dissertação de Joana Batista de Souza, intitulada “Educação Patrimonial: passados possíveis de se preservar em Caxias - MA”. Neste trabalho, a autora discute sobre a metodologia da Educação Patrimonial no contexto das escolas públicas de Caxias - MA, de modo a gerar um diálogo entre os indivíduos e o patrimônio cultural; e questiona qual a relação da metodologia da Educação patrimonial com a preservação do patrimônio local. A autora trabalha a relação do Ensino de História e a Consciência Histórica, além do conceito de educação patrimonial, em especial o Patrimônio Histórico e cultural em Caxias.

 

Nestes e outros trabalhos que não serão aqui citados, encontra-se muitos conteúdos relevantes a respeito da história da cidade e que certamente ajudarão para a elaboração do conteúdo do aplicativo.

 

Após este primeiro momento, segue-se à leitura dos trabalhos com objetivo de retirar imagens e conteúdos relevantes à respeito da história de Caxias- Ma, e que serão trabalhados para uma linguagem voltada para os alunos da educação básica. Estes dados estão sendo organizados em tabela, e serão inseridos no banco de dados do aplicativo que será criado dentro da plataforma de criação de App Adalo, como é possível ver nas imagens a seguir:

 




Fonte: Elaboradas pelo autor deste artigo, Relatório parcial PIBIT, 2021.

 

Como é possível observar nas imagens acima, a primeira refere-se ao layout inicial do aplicativo, onde já constam algumas telas e o seu possível design, enquanto a segunda mostra uma das seções que fará parte do App e que será intitulada patrimônio, onde já constam algumas imagens para fins de teste sobre como ficará a apresentação das informações na tela.

 

Além disso, foram aplicados 2 (dois) questionários online à professores de História da Rede Pública Municipal de Caxias. Um questionário voltado para a temática do uso de aplicativos no Ensino de História; e outro que apresenta questões concernentes ao Ensino de História local em Caxias.

 

Dentre as respostas obtidas acerca do questionamento “Você considera importante que a história da cidade seja trabalhada em sala de aula? Por quê?”, é interessante ressaltar a resposta do Professor 4, que destacou a relevância da história local, de forma mais elaborada:

 

“Sim, porque temos que mostrar como se deu todo esse processo de construção da cidade, e os discentes devem aprender a história local, para entender melhor a história contada por alguns estudiosos, mas vemos ainda uma grande lacuna, no que se refere a esse ensino, sendo que a nossa cidade é histórica que se desenvolveu muito no XVIII por conta da indústria têxtil que gerava um desenvolvimento econômico, proporcionando lucros, tanto para o setor de empregados, como também para muitas famílias que sustentavam seus filhos a partir do trabalho desenvolvido no interior das fábricas , tem também os escritores que se destacaram nessa época, a culinária, os pontos turísticos, o rio Itapecuru que facilitava as viagens para importação dos produtos, na verdade a história local do nosso município é riquíssima.” (RESPOSTA, PROFESSOR 4, 2021).

 

As respostas obtidas nos ajudam a entender, ainda que parcialmente, como está o Ensino de História em Caxias no que diz respeito às principais temáticas desta pesquisa: as tecnologias no Ensino de História (o uso de aplicativos); e história local (História de Caxias- Ma) na sala de aula. A partir do que apontam os professores a respeito da realidade dos alunos já foi possível pensar quais aspectos deverão ser priorizados na elaboração do aplicativo.

 

Considerações parciais

A pesquisa aqui desenvolvida encontra-se em andamento, visto que a leitura dos trabalhos sobre a história de Caxias, de modo a separar os conteúdos e colocá-los numa linguagem mais acessível aos alunos da educação básica é um processo que deve ser bem trabalhado.

 

Até o presente momento, foram levantados trabalhos que tratam da história de Caxias, conforme orienta o plano de trabalho. Foram retiradas inúmeras imagens que constam nestes trabalhos, e que farão parte do aplicativo, com as suas devidas referências. Os dados até agora retirados estão organizados em tabela que constitui-se com a fonte de dados para a posterior elaboração do App.

 

Além disto, por meio da aplicação de 2 (dois) questionários à 4 (quatro) professores de História do município, foi possível ter uma noção da realidade do Ensino de História local em Caxias, assim como a realidade do Ensino de História diante do uso das tecnologias, em especial o uso de aplicativos. As respostas nos ajudam a pensar na elaboração de um aplicativo que possa, ao menos em parte, superar os empecilhos apontados pelos professores, como o não acesso à internet por grande parte dos alunos.

 

Conforme o prosseguimento das leituras, a tabela onde constam os dados contemplará mais conteúdo para compor o aplicativo, e que posteriormente estarão em organizados em seções como, igrejas; praças; escritores; pontos turísticos; etc.

 

Referências biográficas

Francisco Lucas Gonçalves dos Reis é Graduando do Curso de História – Licenciatura, da Universidade Estadual do Maranhão, campus Caxias (CESC-UEMA). Atualmente Bolsista PIBITI 2020/2021 em projeto que consiste no desenvolvimento de aplicativo para o Ensino de história local.

Email: franciscolucas075@gmail.com.

 

Jakson dos Santos Ribeiro é Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA), Doutor em História Social da Amazônia (UFPA), Mestre em História Social (UFMA) e Graduado em História (UEMA).

Email: noskcajzaionnel@gmail.com.

 

Referências bibliográficas

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA, J. António. Competências de aprendizagem e tecnologias digitais. In: MOREIRA, J. António; VIEIRA, Cristina Pereira (coord.). eLearning no ensino superior. Vol 4. Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior. Coimbra, 2017. Disponível em: <https://eg.uc.pt/bitstream/10316/46240/1/eLearning%20no%20ensino%20superior.pdf>. Acesso em: 27/10/2020.

 

LEITE, B. S. (2014) M-Learning: o uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química, In Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n.3. Disponível em https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2475/2832:. Acesso em: 27/11/2020.

 

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. In: Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1, Set. 2000. UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação,pág.137-144.Disponível em:

http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tics/Ensino%20e%20aprendizagem%20inovadores%20com%20tecnologias.pdf  Acesso em: 25/11/2020.

 

MOURA, Adelina. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt/jspui/bitstream/11328/472/1/Gera%C3%A7%C3%A3o%20M%C3%B3vel%282009%29.pdf. Acesso em: 22/11/2020.

 

VIEIRA, H. I. A., & FERREIRA, C. A. F. (2016). As aplicações móveis no ensino da História e no desenvolvimento da consciência história. Revista de História e Ensino, vol. 5 nº9, pp. 205-220. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/download/244/175. Acesso em: 21/11/2020.

13 comentários:

  1. De acordo com sua pesquisa, como seria o início da aplicação do aplicativo nas salas de aula no ensino fundamental, tendo em vista que as aulas presenciais irão voltar?

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    1. E parabéns pelo texto e projeto, iniciativas muito boas e contundentes aos nossos dias.

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    2. Boa tarde!
      O aplicativo poderá ser usado tanto na sala de aula como fora dela. Mas pensando nas atividades que podem ser desenvolvidas dentro da sala de aula, o professor pode utilizar diferentes metodologias a fim de explorar o conteúdo presente no aplicativo, como por exemplo pedir que escolham uma das temáticas acerca da História local e assim buscarem desenvolver um texto ou apresentação a partir do que encontrou no aplicativo. Outra sugestão seria uma avaliação que contemple questões a partir do aplicativo, o estudo para a prova seria por meio do app por exemplo. Mas existem muitas possibilidades de trabalhar o app, e o mesmo contará com uma parte de sugestão de atividades e questões.

      Ass: Francisco Lucas Gonçalves dos Reis.

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  2. Boa tarde
    Sou de Caxias e vou gostar bastante do aplicativo quando tiver disponível para download.
    Gostaria de saber como foi pensando a metodologia de utilização do recurso? Quais áreas da história de Caxias irão abordar no aplicativo?
    Assinado: Lais Isabelle Rocha de Souza

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    1. Boa tarde, Lais!
      Sabemos das dificuldades das salas de aula das escolas públicas, como o fato de ás vezes nem todos disporem de um smartphone por exemplo (o que dificulta a elaboração de atividades que se utilizam de recursos tecnológicos, como o celular), mas ainda assim é possível aplicar metodologias que incluam todos.
      O aplicativo, de início, está na versão web, não há a necessidade de fazer o download, o que facilita o acesso já que pode ser acessado pelo computador também. O aplicativo contará com uma parte de sugestão de atividades para que os alunos possam explorar as temáticas apresentadas, no entanto, o professor também pode pedir outras atividades que se utilizem do conteúdo presente no aplicativo, como atividades individuais relacionadas a uma temática específica da história local, ou ainda atividades em grupo, como apresentações ou produções textuais que utilizem como fonte de pesquisa o app.
      Em relação as áreas do aplicativo, tratarão do patrimônio, os escritores, pontos turísticos, a literatura, entre outros aspectos que compõem a história da cidade.

      Ass: Francisco Lucas Gonçalves dos Reis.

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  3. Boa tarde, gostei muito do texto e da ideia do aplicativo. Só fiquei com dúvida a respeito, seria um tipo quizz? Ou estaria apenas para expor os pontos da cidade? Gostaria de saber mais sobre como ele funcionária...
    Além disso, você teve contato na graduação com alguma disciplina que falasse do uso de tecnologia em sala de aula?

    Luara Alencar Francisco

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    1. Boa tarde, Luara!
      Não é um quizz. O aplicativo vai abordar temáticas relacionadas á história local, e terá um conteúdo presente em cada área, como o patrimônio da cidade (terá as imagens e a história de cada); os escritores; a literatura; as festividades; etc.
      No entanto, também contará com uma parte de sugestão de atividades e questões, sendo que os professores podem elaborar outras metodologias de utilização e aproveitamento do aplicativo.

      Em relação á segunda pergunta, sim! Tive uma disciplina chamada "Tecnologias aplicadas ao Ensino de História", onde desenvolvemos paradidáticos sobre alguns temas, páginas no instagram, blogs, etc., além de discutirmos bastante a respeito das plataformas de divulgação do conhecimento histórico. Esta disciplina me ajudou bastante no sentido de leituras acerca do Ensino de História e o uso de tecnologias.

      Ass: Francisco Lucas Gonçalves dos Reis.

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  4. Aproveitando o comentário de Luara Alencar, também gostaria de saber se o uso do aplicativo estaria associado à realização de um quizz com os alunos sobre a história da cidade.

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    1. Boa tarde, Kalina!

      Como respondi a Luara Alencar, não é um quizz!

      O aplicativo vai abordar temáticas relacionadas á história local, e terá um conteúdo presente em cada área, como o patrimônio da cidade (terá as imagens e a história de cada); os escritores; a literatura; as festividades; etc.
      No entanto, também contará com uma parte de sugestão de atividades e questões, sendo que os professores podem elaborar outras metodologias de utilização e aproveitamento do aplicativo.

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  5. Trabalhei com ensino remoto no estagio, porem pela minha falta de experiencia usei muito poucos aplicativos e ferramentas online, tem alguma dica ou algo q eu possa melhorar as minhas aulas?

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