APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA AULAS DE HISTÓRIA: HISTÓRIA LOCAL NA PALMA
DA MÃO - CAXIAS - MA
Introdução
O contexto de pandemia em que vivemos atualmente nos
revelou o quão presente as tecnologias estão na vida dos indivíduos. Em
especial, no campo educacional, o que vimos foi a continuação das aulas (de
forma remota) com o intermédio das tecnologias. As escolas passaram a utilizar
algumas plataformas para a continuação das atividades, tais como: Google
meet; Zoom; Microsoft Teams; etc, por onde professores e estudantes
interagem em salas de aula virtuais.
No entanto, para além da visão das tecnologias como
simples intermediadoras, é importante pensá-las enquanto ferramentas
pedagógicas e que oportunizem o aprendizado. Neste contexto, os smartphones
assumem a centralidade quando se trata do principal meio de acesso aos
conhecimentos em geral, uma vez que o aluno com o acesso à internet pode estar
em contato com culturas dos mais longínquos lugares. Em relação à este ponto, o
Ensino de História é quem mais se beneficia, tendo em vista a possibilidade de
hoje os estudantes poderem visitar museus virtualmente, ter acesso aos
documentos históricos digitalizados, e os conhecimentos históricos que
apresentam-se em diferentes formatos, em plataformas diversas, desde uma rede
social, um documentário, um blog, um curta-metragem, etc. Os estudantes ficam
desta forma imersos no mundo da internet que os torna sem exagero algum,
cidadãos globais.
Partindo das considerações feitas anteriormente, é
preciso que as tecnologias estejam aliadas também para que seja possível ao
aluno ter acesso ao conhecimento do seu lugar, do local em que vive, para que a
partir dali possa compreender os contextos mais amplos. Assim, atentar para a
aprendizagem da História Local constitui-se uma forma de valorizar a própria
identidade do lugar e das pessoas que pertencem a ele, uma vez que a própria
BNCC ressalta a necessidade de criar vetores para que o Ensino de História Local
possa se estabelecer no cotidiano dos alunos.
Considerando o contexto acima descrito, este artigo
apresenta a fase inicial do desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica de
iniciação científica no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIT. O título do projeto consiste
na proposta “O desenvolvimento de aplicativos
educacionais para aulas de História geral e História do Maranhão na
Educação Básica”; e o plano de trabalho em desenvolvimento é “Jogo da memória:
história local na palma da mão”. Objetiva-se a elaboração de um aplicativo que
forneça apoio aos professores da Rede de Educação Básica de Caxias- Ma no que
diz respeito ao ensino de história local.
Desenvolvimento
Para o início do desenvolvimento da presente pesquisa (em
andamento) foi imprescindível buscar um referencial teórico a respeito da
importância das tecnologias aplicadas ao Ensino de História; o conceito de
mobile learning (aprendizagem móvel); e a relação Ensino de História e
história local.
É importante considerar primeiramente que o Ensino de
História, diante das tecnologias, se depara com muitas possibilidades que podem
tornar este ensino cada vez mais dinâmico e atrativo para os alunos.
No entanto, é necessário o cuidado por parte dos
profissionais da educação, para que as tecnologias, quando utilizadas, não
sirvam apenas como intermediadoras do processo educativo, elas devem ter
propósito pedagógico e possibilitar aos alunos a interação com o conhecimento.
Deste modo:
“A utilização da tecnologia
com intenções educativas necessita de uma sustentação pedagógica ao nível das
estruturas, dos intervenientes e das estratégias de ensino e de aprendizagem,
porque mais importante que centrar a discussão no tipo de tecnologia a utilizar
é identificar que propósito pedagógico se pretende atingir [...]” (TRINDADE
& MOREIRA, 2017, p. 100).
Desta forma, o uso de
aplicativos no Ensino de História também está relacionado ao estudo sobre o
mobile learning (aprendizagem móvel), que mostra-se mais que necessário no
campo educacional, pois se deve considerar o potencial das aplicações móveis no
processo de ensino e aprendizagem por possibilitarem a elaboração de um
conjunto ilimitado de ações pedagógicas, independentemente do espaço da sala de
aula, uma vez que:
“O acesso ao conteúdo de
multimídias deixou de estar limitado a um computador pessoal (PC) e estendeu-se
também ás tecnologias móveis (telemóvel, PDA, Pocket PC, tablet, PC, Netbook),
proporcionando um novo paradigma educacional, o mobile learning ou aprendizagem
móvel, através de dispositivos móveis.” (MOURA, 2012, p.50).
Esta aprendizagem móvel traz a
vantagem de conectar aluno e professor, e estes ao conteúdo estudado mesmo
estando geograficamente distantes. Porém, o uso destas aplicações deve receber
atenção especial pois existem alguns desafios no caminho justamente por ser
ainda um tema muito debatido no campo educacional.
Considerando ainda a formação
dos professores que geralmente não contempla uma capacitação em relação às
tecnologias é importante fazer a seguinte consideração:
“Devemos utilizar metodologias
adequadas do contexto na qual se inserem. O professor precisa se apropriar das
questões teóricas na vinculação com as especificidades da tecnologia. Nesse
sentido, o professor poderá ser capaz de identificar os limites e
potencialidades dessa situação.” (LEITE, 2014, p.59).
A questão do contexto é um
ponto que deve ser priorizado na utilização de aplicações móveis em escolas
municipais, levando em consideração a heterogeneidade presente na sala de aula
em que o professor deverá elaborar atividades que incluam todos os alunos. É
preciso que o professor saiba manusear e principalmente utilizar as aplicações
móveis como um recurso pedagógico vinculando as questões teóricas.
Cabe destacar que as
aplicações são ferramentas auxiliares e não substituem os recursos já
utilizados pelo professor. Para um melhor aproveitamento ao ministrar o
conteúdo é interessante que sejam utilizadas todas as maneiras possíveis, integrando
as diferentes tecnologias para obter os resultados esperados no processo de
ensino e aprendizagem.
“É importante neste processo
dinâmico de aprender pesquisando, utilizar todos os recursos, todas as técnicas
possíveis por cada professor, por cada instituição, por cada classe: integrar
as dinâmicas tradicionais com as inovadoras, a escrita com o audiovisual, o
texto sequencial com o hipertexto, o encontro presencial com o virtual.”
(MORAN, 2000, p. 140).
Desse modo em relação ao uso
das aplicações móveis no ensino de História o mobile learning mostra-se:
“[...] como um processo
igualmente capaz de potencializar a educação da História num contexto de
educação formal, mas fora do espaço tradicional de sala de aula, em contexto de
visitas de estudo, acreditando que a aprendizagem da História e o
desenvolvimento da consciência histórica não se restringem apenas ao espaço de
sala de aula, mas podem ser concretizados em qualquer lugar, desde que
devidamente pensados e executados em termos didáticos.” (VIEIRA, H. I. A.,
& FERREIRA, C. A. F, 2016, p.209).
É este o ponto central sobre o
uso das aplicações móveis no Ensino de História, pois não consiste apenas na
aprendizagem fora da sala de aula, mas principalmente a vantagem do
desenvolvimento da consciência histórica além do espaço escolar. Aqui é
importante atentar para o cuidado que deve ser tomado pelo professor ao propor
estas atividades que devem ser pensadas com fins didáticos, pois caso contrário
as aplicações móveis não se mostrarão como ferramentas auxiliadoras no processo
de ensino e aprendizagem.
A discussão sobre
desenvolvimento da consciência histórica dos alunos deve sempre levar em
consideração o momento que os mesmos estão vivenciando. Ao considerar que este
é um momento de avanços tecnológicos e discussões sobre o melhor uso dos
mesmos, faz-se necessário uma articulação e complementaridade com o objetivo de
aliar os recursos que os alunos frequentemente utilizam, mas que só agora estão
sendo pensados como ferramentas pedagógicas auxiliadoras no processo de ensino
e aprendizagem.
Temos ainda o fato de que,
entre todas as disciplinas a História tem papel de destaque, pois credita-se á
ela a responsabilidade principal na formação de uma consciência histórica na
construção de valores culturais e também sociais. Daí a importância dos estudos
sobre história local neste processo uma vez que fazem frente aos processos de homogeneização cultural, observado
facilmente nos livros didáticos de História quando se constata uma quantidade
considerável de páginas dedicadas a história das potências europeias. Os
estudos da história local trazem ao conhecimento dos alunos os diferentes modos
de viver no presente e em outros tempos, que existem ou que existiram no mesmo
espaço. O conhecimento da história do seu lugar, da sua cidade, dos fatos
importantes que constituem a história daquele lugar favorecem o desenvolvimento
das capacidades de diferenciação e identificação, permitindo identificar as
permanências e mudanças nos costumes e nas relações sociais, as semelhanças e
diferenças de vivências coletivas, não julgando grupos sociais como mais
“evoluídos” ou “atrasados” (BRASIL, 1997, p. 52).
O aplicativo
Para chegar ao produto final
aqui pretendido (o aplicativo sobre história local de Caxias - MA), a presente
pesquisa passará por algumas etapas descritas adiante, algumas delas já em
andamento.
Primeiro, foi realizado um
levantamento de trabalhos que abordam sobre a história da cidade de Caxias- MA,
ou aspectos específicos que possam contribuir para a pesquisa, tais como o
patrimônio, suas igrejas e praças, seus escritores, etc.
Dentre as leituras realizadas,
podemos apontar alguns trabalhos importantes que contribuem para a elaboração
do conteúdo do aplicativo a respeito da história de Caxias- Ma. Temos
inicialmente a tese de Mariângela Santana Guimarães Santos, com o título
“Fragmentos da memória: contribuições à história da cidade de Caxias do
Maranhão”. Neste trabalho, a autora traz uma história da cidade a partir do
diálogo com a memória de alguns moradores e também de professores acadêmicos.
Em seu trabalho temos a história de alguns bairros; relatos sobre as festas
religiosas; sobre as fábricas têxteis; as igrejas; praças; estação ferroviária;
as ruínas da Balaiada; etc. A tese constitui-se como um trabalho imprescindível
por ser repleta de imagens sobre os mais variados lugares da cidade, e que
serão necessários ao aplicativo.
Outro trabalho importante é a
dissertação de Joana Batista de Souza, intitulada “Educação Patrimonial:
passados possíveis de se preservar em Caxias - MA”. Neste trabalho, a autora
discute sobre a metodologia da Educação Patrimonial no contexto das escolas
públicas de Caxias - MA, de modo a gerar um diálogo entre os indivíduos e o
patrimônio cultural; e questiona qual a relação da metodologia da Educação
patrimonial com a preservação do patrimônio local. A autora trabalha a relação
do Ensino de História e a Consciência Histórica, além do conceito de educação
patrimonial, em especial o Patrimônio Histórico e cultural em Caxias.
Nestes e outros trabalhos que
não serão aqui citados, encontra-se muitos conteúdos relevantes a respeito da
história da cidade e que certamente ajudarão para a elaboração do conteúdo do
aplicativo.
Após este primeiro momento,
segue-se à leitura dos trabalhos com objetivo de retirar imagens e conteúdos
relevantes à respeito da história de Caxias- Ma, e que serão trabalhados para
uma linguagem voltada para os alunos da educação básica. Estes dados estão
sendo organizados em tabela, e serão inseridos no banco de dados do aplicativo
que será criado dentro da plataforma de criação de App Adalo, como é
possível ver nas imagens a seguir:
Fonte: Elaboradas pelo autor deste artigo, Relatório
parcial PIBIT, 2021.
Como é possível observar nas
imagens acima, a primeira refere-se ao layout inicial do aplicativo, onde já
constam algumas telas e o seu possível design, enquanto a segunda mostra uma
das seções que fará parte do App e que será intitulada patrimônio, onde já
constam algumas imagens para fins de teste sobre como ficará a apresentação das
informações na tela.
Além disso, foram aplicados 2
(dois) questionários online à professores de História da Rede Pública Municipal
de Caxias. Um questionário voltado para a temática do uso de aplicativos no
Ensino de História; e outro que apresenta questões concernentes ao Ensino de
História local em Caxias.
Dentre as respostas obtidas
acerca do questionamento “Você considera importante que a história da cidade
seja trabalhada em sala de aula? Por quê?”, é interessante ressaltar a resposta
do Professor 4, que destacou a relevância da história local, de forma mais
elaborada:
“Sim, porque temos que mostrar
como se deu todo esse processo de construção da cidade, e os discentes devem
aprender a história local, para entender melhor a história contada por alguns
estudiosos, mas vemos ainda uma grande lacuna, no que se refere a esse ensino,
sendo que a nossa cidade é histórica que se desenvolveu muito no XVIII por
conta da indústria têxtil que gerava um desenvolvimento econômico,
proporcionando lucros, tanto para o setor de empregados, como também para
muitas famílias que sustentavam seus filhos a partir do trabalho desenvolvido
no interior das fábricas , tem também os escritores que se destacaram nessa
época, a culinária, os pontos turísticos, o rio Itapecuru que facilitava as
viagens para importação dos produtos, na verdade a história local do nosso
município é riquíssima.” (RESPOSTA, PROFESSOR 4, 2021).
As respostas obtidas nos
ajudam a entender, ainda que parcialmente, como está o Ensino de História em
Caxias no que diz respeito às principais temáticas desta pesquisa: as
tecnologias no Ensino de História (o uso de aplicativos); e história local
(História de Caxias- Ma) na sala de aula. A partir do que apontam os
professores a respeito da realidade dos alunos já foi possível pensar quais
aspectos deverão ser priorizados na elaboração do aplicativo.
Considerações parciais
A pesquisa aqui
desenvolvida encontra-se em andamento, visto que a leitura dos trabalhos sobre
a história de Caxias, de modo a separar os conteúdos e colocá-los numa
linguagem mais acessível aos alunos da educação básica é um processo que deve
ser bem trabalhado.
Até o presente momento,
foram levantados trabalhos que tratam da história de Caxias, conforme orienta o
plano de trabalho. Foram retiradas inúmeras imagens que constam nestes trabalhos,
e que farão parte do aplicativo, com as suas devidas referências. Os dados até
agora retirados estão organizados em tabela que constitui-se com a fonte de
dados para a posterior elaboração do App.
Além disto, por meio da
aplicação de 2 (dois) questionários à 4 (quatro) professores de História do
município, foi possível ter uma noção da realidade do Ensino de História local
em Caxias, assim como a realidade do Ensino de História diante do uso das
tecnologias, em especial o uso de aplicativos. As respostas nos ajudam a pensar
na elaboração de um aplicativo que possa, ao menos em parte, superar os
empecilhos apontados pelos professores, como o não acesso à internet por grande
parte dos alunos.
Conforme o prosseguimento
das leituras, a tabela onde constam os dados contemplará mais conteúdo para
compor o aplicativo, e que posteriormente estarão em organizados em seções
como, igrejas; praças; escritores; pontos turísticos; etc.
Referências biográficas
Francisco
Lucas Gonçalves dos Reis é Graduando do Curso de História – Licenciatura, da
Universidade Estadual do Maranhão, campus Caxias (CESC-UEMA). Atualmente
Bolsista PIBITI 2020/2021 em projeto que consiste no desenvolvimento de
aplicativo para o Ensino de história local.
Email:
franciscolucas075@gmail.com.
Jakson dos Santos Ribeiro
é Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA), Doutor
em História Social da Amazônia (UFPA), Mestre em História Social (UFMA) e
Graduado em História (UEMA).
Email: noskcajzaionnel@gmail.com.
Referências bibliográficas
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA, J. António. Competências de aprendizagem e
tecnologias digitais. In: MOREIRA, J. António; VIEIRA, Cristina Pereira
(coord.). eLearning no ensino superior. Vol 4. Coleção Estratégias de Ensino e
Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior. Coimbra, 2017. Disponível
em: <https://eg.uc.pt/bitstream/10316/46240/1/eLearning%20no%20ensino%20superior.pdf>.
Acesso em: 27/10/2020.
LEITE, B. S. (2014) M-Learning: o uso de
dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química, In Revista
Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n.3. Disponível em https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2475/2832:. Acesso em: 27/11/2020.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem
inovadores com tecnologias. In: Informática na Educação: Teoria & Prática.
Porto Alegre, vol. 3, n.1, Set. 2000. UFRGS. Programa de Pós-Graduação em
Informática na Educação,pág.137-144.Disponível em:
http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tics/Ensino%20e%20aprendizagem%20inovadores%20com%20tecnologias.pdf
Acesso em: 25/11/2020.
MOURA, Adelina. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por
tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt/jspui/bitstream/11328/472/1/Gera%C3%A7%C3%A3o%20M%C3%B3vel%282009%29.pdf.
Acesso em: 22/11/2020.
VIEIRA, H. I. A., & FERREIRA, C. A. F. (2016). As aplicações móveis
no ensino da História e no desenvolvimento da consciência história. Revista de
História e Ensino, vol. 5 nº9, pp. 205-220. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/download/244/175.
Acesso em: 21/11/2020.
De acordo com sua pesquisa, como seria o início da aplicação do aplicativo nas salas de aula no ensino fundamental, tendo em vista que as aulas presenciais irão voltar?
ResponderExcluirE parabéns pelo texto e projeto, iniciativas muito boas e contundentes aos nossos dias.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa tarde!
ExcluirO aplicativo poderá ser usado tanto na sala de aula como fora dela. Mas pensando nas atividades que podem ser desenvolvidas dentro da sala de aula, o professor pode utilizar diferentes metodologias a fim de explorar o conteúdo presente no aplicativo, como por exemplo pedir que escolham uma das temáticas acerca da História local e assim buscarem desenvolver um texto ou apresentação a partir do que encontrou no aplicativo. Outra sugestão seria uma avaliação que contemple questões a partir do aplicativo, o estudo para a prova seria por meio do app por exemplo. Mas existem muitas possibilidades de trabalhar o app, e o mesmo contará com uma parte de sugestão de atividades e questões.
Ass: Francisco Lucas Gonçalves dos Reis.
Boa tarde
ResponderExcluirSou de Caxias e vou gostar bastante do aplicativo quando tiver disponível para download.
Gostaria de saber como foi pensando a metodologia de utilização do recurso? Quais áreas da história de Caxias irão abordar no aplicativo?
Assinado: Lais Isabelle Rocha de Souza
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa tarde, Lais!
ExcluirSabemos das dificuldades das salas de aula das escolas públicas, como o fato de ás vezes nem todos disporem de um smartphone por exemplo (o que dificulta a elaboração de atividades que se utilizam de recursos tecnológicos, como o celular), mas ainda assim é possível aplicar metodologias que incluam todos.
O aplicativo, de início, está na versão web, não há a necessidade de fazer o download, o que facilita o acesso já que pode ser acessado pelo computador também. O aplicativo contará com uma parte de sugestão de atividades para que os alunos possam explorar as temáticas apresentadas, no entanto, o professor também pode pedir outras atividades que se utilizem do conteúdo presente no aplicativo, como atividades individuais relacionadas a uma temática específica da história local, ou ainda atividades em grupo, como apresentações ou produções textuais que utilizem como fonte de pesquisa o app.
Em relação as áreas do aplicativo, tratarão do patrimônio, os escritores, pontos turísticos, a literatura, entre outros aspectos que compõem a história da cidade.
Ass: Francisco Lucas Gonçalves dos Reis.
Boa tarde, gostei muito do texto e da ideia do aplicativo. Só fiquei com dúvida a respeito, seria um tipo quizz? Ou estaria apenas para expor os pontos da cidade? Gostaria de saber mais sobre como ele funcionária...
ResponderExcluirAlém disso, você teve contato na graduação com alguma disciplina que falasse do uso de tecnologia em sala de aula?
Luara Alencar Francisco
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa tarde, Luara!
ExcluirNão é um quizz. O aplicativo vai abordar temáticas relacionadas á história local, e terá um conteúdo presente em cada área, como o patrimônio da cidade (terá as imagens e a história de cada); os escritores; a literatura; as festividades; etc.
No entanto, também contará com uma parte de sugestão de atividades e questões, sendo que os professores podem elaborar outras metodologias de utilização e aproveitamento do aplicativo.
Em relação á segunda pergunta, sim! Tive uma disciplina chamada "Tecnologias aplicadas ao Ensino de História", onde desenvolvemos paradidáticos sobre alguns temas, páginas no instagram, blogs, etc., além de discutirmos bastante a respeito das plataformas de divulgação do conhecimento histórico. Esta disciplina me ajudou bastante no sentido de leituras acerca do Ensino de História e o uso de tecnologias.
Ass: Francisco Lucas Gonçalves dos Reis.
Aproveitando o comentário de Luara Alencar, também gostaria de saber se o uso do aplicativo estaria associado à realização de um quizz com os alunos sobre a história da cidade.
ResponderExcluirBoa tarde, Kalina!
ExcluirComo respondi a Luara Alencar, não é um quizz!
O aplicativo vai abordar temáticas relacionadas á história local, e terá um conteúdo presente em cada área, como o patrimônio da cidade (terá as imagens e a história de cada); os escritores; a literatura; as festividades; etc.
No entanto, também contará com uma parte de sugestão de atividades e questões, sendo que os professores podem elaborar outras metodologias de utilização e aproveitamento do aplicativo.
Trabalhei com ensino remoto no estagio, porem pela minha falta de experiencia usei muito poucos aplicativos e ferramentas online, tem alguma dica ou algo q eu possa melhorar as minhas aulas?
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