Lorena Michelle Silva dos Santos e Thaís Vinhas

 

PLATAFORMAS DIGITAIS E ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO APLICATIVO KAHOOT

 

No cenário contemporâneo, significativamente demarcado por um processo intenso de desenvolvimento da tecnologia digital e da ambiência virtual, diferentes desafios são colocados ao exercício docente. Se antes a sala de aula e o espaço escolar eram os redutos principais das práticas educativas escolares, hoje esse espaço ampliou o seu alcance e suas possibilidades de interação. Conectados à rede mundial de internet, docentes e discentes podem vivenciar experiências interconectadas de aprendizagem, acessando conteúdos, interagindo com sujeitos em diferentes espacialidades, tendo contato com conhecimentos disponíveis em múltiplas plataformas virtuais e inserindo aplicativos digitais nas estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem. 

 

Esse processo tem indicado novas formas de compartilhamento, produção e difusão de saberes diversos, ao mesmo tempo em que se apresenta como um desafio para docentes, pois requer, além de um conhecimento teórico metodológico da sua área de atuação, um conhecimento técnico sobre um amplo conjunto de plataformas, aplicativos e linguagens do mundo digital. No Brasil, com a crise sanitária acentuada pela Covid-19 desde março de 2020, houve a necessidade de organizar práticas educativas compatíveis com o ensino remoto emergencial. Desse modo, os espaços virtuais e as tecnologias digitais assumem um papel de centralidade na relação ensino-aprendizagem, evidenciando a urgência de ressignificar práticas educativas que envolvem conectividade, virtualidade, acessibilidade e noções básicas sobre o universo tecnológico digital.

 

No campo específico do Ensino de História, atuar nessa realidade requer a mobilização de conhecimentos relacionados às tecnologias e espaços virtuais com os saberes primordiais para o exercício docente em História, definidos por Flávia Caimi [2015, p.105] como:

 

 “1) os saberes a ensinar, circunscritos na própria história, na historiografia, na epistemologia da história, dentre outros; 2) os saberes para ensinar, que dizem respeito, por exemplo, à docência, ao currículo, à didática, à cultura escolar; 3) os saberes do aprender, que se referem ao aluno, aos mecanismos da cognição, à formação do pensamento histórico, etc.”

 

Na realidade atual, a conexão entre esses saberes configura-se a base para a construção dos sentidos e significados das práticas de ensino-aprendizagem em História na experiência escolar, e diante das necessidades emergenciais impostas pelo ensino remoto, é essencial identificar e conhecer aplicativos e plataformas digitais que possibilitem a convergência entre os objetivos da aprendizagem histórica com os recursos tecnológicos interativos. Assim, propomos uma reflexão sobre o aplicativo Kahoot como campo de possibilidades para o uso nas práticas de ensino de História.

 

 

O aplicativo Kahoot e a ferramenta Quiz

 

Kahoot é um aplicativo disponível na web para instalação e utilização de alguns de seus recursos de forma gratuita, e oferece ferramentas dinâmicas de aprendizagem, sendo utilizado como plataforma educativa. Desenvolvido em uma universidade norueguesa no ano de 2013, o aplicativo possui uma estrutura operacional no formato de game. Por seu caráter interativo, o Kahoot é uma tecnologia potencial para a organização de estratégias de ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, dentre elas a História.

 

De acesso e manuseio simples, o aplicativo disponibiliza recursos classificados nas categorias Testar Conhecimento, Coletar Opiniões e Apresentar Informações. Para cada categoria são apresentadas ferramentas onde os professores podem formatar jogos a partir de conteúdos e temáticas trabalhadas nas aulas. Dentre as possibilidades pedagógicas do aplicativo, a ferramenta Quiz é a que tem uma maior projeção e utilização na educação básica [AMICO; MORAES; PRÁ, 2017], e é um recurso disponível na versão gratuita do programa, o que representa um fator de acessibilidade maior para os professores.

 

O Quiz é uma atividade baseada em questionamentos que devem ser respondidos sinalizando a alternativa correta, dentre as múltiplas escolhas apresentadas em cada questão. Pretende-se que essa dinâmica incentive a análise e seleção das afirmativas que sintetizam uma reflexão coerente sobre a pergunta formulada. Esse exercício exige do discente conhecimento sobre o tema e raciocínio lógico para identificar a resposta certa.

 

São múltiplas as possibilidades para a utilização do Quiz em aulas de História, podendo ser inserido antes do estudo de determinada temática, ou após o estudo de algum conteúdo. Entretanto, nesse percurso consideramos pertinente a reflexão de Rüsen [2011, p.47], quando discute que:

 

“Ainda antes de qualquer determinação material do aprendizado histórico, isto é, sua vinculação a tal ou qual acervo preciso de conteúdos, pode-se elaborar uma projeção mais fundamental, mais abrangente e mais especificadora do caráter histórico do aprendizado histórico.”

 

Dessa forma, a inserção do Kahoot como metodologia complementar para as aulas de História deve estar articulada aos objetivos da aprendizagem, a partir de uma perspectiva ampliada dos sentidos da cognição histórica enquanto dimensão para os discentes desenvolverem a compreensão de si e do seu tempo.

 

Para a montagem de um Quiz no Kahoot, o organizador do jogo, nesse caso o professor, deve criar uma conta no aplicativo para que possa construir as atividades. Para a interação dos discentes, é necessário que cada participante esteja conectado a uma rede de internet, sem necessariamente possuir uma conta no Kahoot. A criação da conta é um procedimento simples, baseado em perguntas básicas e autoexplicativas, e requer apenas a indicação de um endereço de e-mail e a definição de uma senha de acesso.

É possível ingressar na plataforma através do QR Code abaixo. Para a realização dos procedimentos sinalizados, basta aproximar a câmera do celular da imagem, onde poderá realizar o seu cadastro:

 

Fonte: Arquivo pessoal. QR Code produzido através

do site https://e-lemento.com/

 

Após essa etapa, o professor é direcionado para a página inicial do aplicativo, onde é possível organizar atividades através da ferramenta Criar. Definido o conteúdo ou temática que será trabalhada, a produção do game segue as seguintes etapas: Inserção de imagem que será a capa do jogo [opcional], Descrição, Título, Visibilidade [pra poder compartilhar e possibilitar o acesso dos discentes, precisa selecionar a opção Público] e Adicionar perguntas. Nessa etapa das perguntas, o professor vai indicar o tipo de jogo que irá utilizar dentre as opções disponibilizadas pelo aplicativo, no caso específico que estamos tratando nesse texto, indicamos a seleção do Quiz, pela potencialidade em organizar aprendizagem de conteúdos de História de forma interativa. Após a conclusão da atividade, um link é gerado para compartilhamento com os participantes.

 

No Quiz do Kahoot, cada questionamento tem até quatro possibilidades de resposta e o docente pode estabelecer o tempo de resposta de cada questão e o período em que o jogo estará disponível para acesso e participação dos discentes. Importante ressaltar que há limites de caracteres na construção textual das perguntas e respostas, e que o aplicativo tem outras opções de recursos, como a inserção de imagens e vídeos.

 

Na dinâmica de interação com o Quiz, o programa apresenta a modalidade de pontuação dos participantes através de um ranking definido pela a conjunção de acertos e tempo de resposta. Assim, cada participante tem a sensação de estar sendo desafiado no jogo, onde a competição deve ser estimulada como processo de aprendizagem colaborativa entre os discentes.

 

Como aplicativo que permite uma interatividade nas propostas de atividades pedagógicas no modelo digital, o Kahoot apresenta também um potencial de acessibilidade, pois o compartilhamento e a realização do jogo podem ser feitos por meio de dispositivos móveis como o celular, que é um dos aparelhos tecnológicos mais comuns utilizados pelos discentes da educação básica.

 

Assim, a facilidade de utilização e acesso do Kahoot como recurso de ensino-aprendizagem é uma de suas características essenciais, pois tanto a produção do material pelo docente, quanto a participação dos discentes pode ocorrer via dispositivo móvel e ser compartilhado através de aplicativos de amplo uso e conexão rápida entre as pessoas, como o WhatsApp.  Esse fator coincide ainda com o baixo uso de dados móveis que é necessário para a utilização da plataforma, representando uma maior possibilidade de inclusão dos discentes, que muitas vezes têm um acesso restrito à internet em modelos de aprendizagem via tecnologia.

 

O Kahoot e a aprendizagem histórica: possibilidades pedagógicas

A utilização em larga escala das Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC] como forma de interrelação entre os sujeitos, a ampliação de acesso aos meios digitais e a sincronicidade das interações via tecnologias virtuais tem possibilitado a dinamização de diferentes atividades cotidianas, dentre elas, as atividades educativas. Assim, “diante da pluralidade e complexidade das práticas sociais e culturais que adentram a escola na contemporaneidade” [CAIMI, 2015, p. 106], a inserção da tecnologia como instrumento pedagógico constitui uma ponte entre o universo escolar e o universo de experiências de uma geração imersa em uma realidade tecnológica.

 

No Ensino de História, o aplicativo digital, como qualquer recurso que seja inserido no processo metodológico de ensino-aprendizagem, deve ser utilizado tendo como base os princípios teóricos que fundamentam a prática pedagógica da disciplina, especificamente as questões que envolvem os processos de cognição histórica dos discentes, que são as relações que os sujeitos estabelecem com a aprendizagem histórica.

 

Para Rüsen [2011, p. 79] a aprendizagem histórica “é a consciência humana relativa ao tempo, experimentando o tempo para ser significativa, adquirindo e desenvolvendo a competência para atribuir significado ao tempo”. Esse campo de sentidos se manifesta na formação da consciência histórica e na expressão narrativa da aprendizagem. A educação histórica escolar é um caminho para  o desenvolvimento dessa consciência e complexização da capacidade narrativa dos discentes.

 

Dessa forma, é fundamental ressaltar o quanto é importante oferecer condições para a compreensão histórica dos alunos, tomando como base a complexidade dos seus processos, tais como mudanças, permanências, causas das ações humanas no seu tempo, promovendo a tomada de consciência da historicidade da sua vida e da vida daqueles que os cercam. As situações didáticas provocadas na sala de aula podem desenvolver novas leituras dos fatos históricos, reformulando seus conhecimentos a partir de novos saberes advindos da ciência de referência. Como destaca Barca [2017, p.79]

 

“assim como na sociedade não existe um pensamento único e homogêneo, também na narrativa histórica não haverá uma explicação fechada ou uma única forma de olhar o passado. Em História há lugar para várias interpretações do passado, que devem ser analisadas e avaliadas quanto à sua relativa consistência empírica e lógica.”

 

Trabalhar com o ensino de história, independente dos recursos e métodos utilizados, implica criar condições para articular, diferenciar e significar as narrativas que vão surgir no decorrer da aula, muitas delas centradas nas vivências dos alunos, e suas relações ou não, com os conteúdos históricos sistematizados. Segundo Rüsen [2011], a aprendizagem histórica deve estimular a capacidade analítica e interpretativa dos discentes através de três dimensões: experiência, interpretação e orientação- processos que contribuem para a construção de sentido prático à orientação temporal dos sujeitos e podem ser estimulados através da mediação pedagógica professor-aluno.

 

Na dinâmica da mediação didática, o recurso Quiz pode auxiliar o professor de História ao abordar os conteúdos, oferecendo possibilidades interativas através das plataformas digitais, sem dissociar de questões essenciais dos fundamentos e objetivos atuais do ensino da disciplina. Ilustraremos essa relação a partir de um exemplo temático: o conteúdo “O contexto de Pós abolição no Brasil”. Nosso objetivo não é, de forma alguma, esgotar um assunto tão complexo através da utilização do Quiz do aplicativo Kahoot, mas propor algumas linhas de abordagens que nos permitirão esboçar horizontes de indagação e compreensão histórica a partir da organização dos processos de ensino-aprendizagem na disciplina, como:

 

- sua utilização como instrumento para indagar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o contexto histórico: considera-se que a identificação desses conhecimentos é etapa essencial para a organização da apresentação e problematização dos conteúdos. Em relação ao exemplo citado, poderíamos averiguar qual a ideia expressa pelo aluno em relação ao período de pós abolição no Brasil, se há proximidades com uma ideia de liberdade baseada em um processo automático da Lei Áurea, ou se compreende a complexidade em torno do tema, a partir da concepção de uma liberdade restrita, baseada na exclusão social, econômica e cultural das populações negras. A partir da identificação dessas ideias prévias que o professor deve organizar suas aulas.

 

  - pode ser usado como revisão do conteúdo trabalhado, sendo uma ferramenta complementar para ampliar a discussão ou dirimir dúvidas do que foi abordado em sala de aula: através da ferramenta, pode-se elaborar questionamentos sobre valores e certezas historicamente construídas sobre o fim da escravidão, apresentar conhecimentos que possibilitem a compreensão e enfrentamento de desigualdades na vida prática,  além da construção de um conhecimento a partir de outras narrativas, e as relações estabelecidas entre a temática e o contexto atual.

 

 - no Estudo e reprodução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM: para os estudantes que estão cursando principalmente o último ano do Ensino Médio, o estudo de questões trabalhadas em exames anteriores é uma prática comum nas unidades escolares, principalmente pra familiarizar os discentes em relação ao modelo das avaliações. Perguntas do ENEM que possuem uma estrutura semelhante ao formato Quiz e que tenham textos mais curtos (por conta dos limites dos caracteres do aplicativo) podem ser trabalhadas no Kahoot. O professor pode fazer uma seleção de questionamentos do ENEM sobre a temática trabalhada e organizar sessões de Quiz no celular para serem compartilhadas e respondidas pelos discentes

 

Diante das questões apresentadas e das possibilidades de inserção da tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem em História, especificamente na urgência imposta pelo ensino remoto emergencial, ressaltamos três pontos que consideramos essenciais como eixos norteadores para a nossa reflexão:

 

1) O conhecimento do professor sobre os recursos disponíveis e os seus usos em sala de aula:  envolve questões relacionadas ao processo contínuo e permanente de atualização teórica e prática do professor, principalmente a formação continuada dos docentes em exercício, ressaltando a responsabilidade das instituições formativas e profissionais na oferta dessa atualização , uma vez que muitas demandas colocadas pela realidade presente “não são subsidiadas na formação inicial nem acompanhadas da necessária formação em serviço dos professores” [CAIMI, 2015, p. 110]. Importante elucidar que essa formação não se restringe ao mero aprendizado do uso técnico do aplicativo, como pode ser entendido na demanda atual do ensino remoto emergencial, mas que as práticas pedagógicas com os aplicativos sejam consideradas a partir da sua efetiva relação com os significados do ensinar-aprender História.

 

2) A relação aplicativo e objetivos da aprendizagem: uma das questões centrais para o uso do aplicativo como metodologia de ensino diz respeito aos objetivos da aprendizagem em sua conexão com os processos de cognição histórica dos discentes. Necessário identificar quais os campos de sentidos que esses recursos podem trazer para a aprendizagem histórica, a partir dos fundamentos que orientam a prática docente em História na atualidade.

 

3) Os processos de cognição histórica dos discentes: os recursos digitais e  a interação virtual são elementos inerentes as relações humanas contemporâneas, e podem ser considerados essenciais para os processo de aprendizagem de jovens que vivenciam a realidade de uma sociedade tecnológica. Assim, as plataformas e aplicativos são recursos comuns a grande parte dos estudantes, constituindo linguagem usual, atrativa e capaz de incentivar a busca de conhecimentos. As dinâmicas de cognição histórica também se relacionam com os recursos que podem estimular o desejo de conhecer e aprender mais sobre o presente através do passado.

 

Para concluir, reflexões sobre caminhos possíveis

O desenvolvimento das tecnologias digitais e a ampliação de acesso ao universo virtual via web, principalmente através dos dispositivos móveis como celulares, tablets, notebook e da rede de conexão wi-fi, é um fator a ser considerado nas práticas pedagógicas contemporâneas. Imerso em seu tempo, o professor deve articular sua prática às teorias, metodologias e estratégias disponíveis na realidade social que vivenciam, entendendo os caminhos e recursos possíveis para efetivar a relação ensino-aprendizagem.

 

Entretanto, ser docente é também ter a capacidade de questionar essa realidade, pesquisando, experimentando, avaliando e produzindo novas formas de ensinar e aprender. Salientamos que “assim como outras ferramentas tecnológicas utilizadas pelo professor, o Kahoot é utilizado com a finalidade de apoio à organização e planejamento da aula, e não como uma ferramenta substitutiva para o tratamento dos conteúdos lecionados pelo professor.” [AMICO; MORAES; PRÁ, 2017, p. 4]. Entre a teoria, o método e a prática, a mediação pedagógica é uma ação fundamental para a organização das dinâmicas de ensino de História no espaço escolar. Assim, o uso do aplicativo deve ter uma característica autoral, onde o professor constrói o seu recurso de ensino-aprendizagem tendo como base as características e a realidade dos seus alunos.

 

Apesar da reconhecida necessidade de inserção dos recursos digitais como ferramentas para as dinâmicas de ensino-aprendizagem, é inevitável dissociar essa discussão das reflexões sobre acessibilidade e inclusão digital. O contexto da pandemia da Covid 19 e a suspensão das aulas presenciais em todo território nacional desde março de 2020, revelam as dificuldades enfrentadas por milhares de professores e estudantes diante das incertezas sobre os caminhos da educação, em um país fortemente marcado pelas desigualdades econômicas, sociais e digitais.

 

Referências Biográficas

Me. Lorena Michelle Silva dos Santos, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)- Campus XVIII.

 

Me. Thaís Vinhas, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)- Campus XVIII.

 

Referências Bibliográficas

AMICO, Márcia Regina de Araujo; MORAES,  Jhony Pereira; PRÁ, Raquel. As aplicações do Kahoot! como tecnologia educativa. Revista Redin- Revista Educacional Interdisciplinar v. 6 Nº 1. Outubro, 2017, p. 1-12.

 

BARCA, Isabel. História e diálogo entre culturas: contributos da teoria de Jörn Rüsen para a orientação temporal dos jovens. Intelligere - Revista de História Intelectual, vol.3, n.2, out. 2017, p.77-89.

 

CAIMI, Flávia. O que precisa saber um professor de História? História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, jul./dez. 2015, p. 105-124

 

RÜSEN, Jörn. Aprendizado Histórico. In: SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão Rezende.(Orgs.) Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Ed. UFRP, 2011, p.41-49.

____________. Experiência, interpretação, orientação: as três dimensões da aprendizagem histórica. In: SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão Rezende.(Orgs.) Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Ed. UFRP, 2011, p. 79-91.

10 comentários:

  1. Bom dia autoras. Primeiramente dizer sobre a atualidade e relevância do texto. Vocês informam que as novas tecnologias já vêm ganhando espaço na educação, recortam ainda a discussão para o aplicativo Kahoot foi desenvolvido em 2013, isso significa que tecnologias e educação não algo novo. Contudo, a pandemia e aulas remotas trouxeram novos contornos. Assim, gostaria que como vocês avaliam a relação dos professores a partir desse cenários atual e pós ele, as novas tecnologias irão tomar "novos rumos" ou o aumento da sua adoção nas aulas estará circunscrito a este cenário pandêmico?
    agradeço,
    Sandra Regina Mendes

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    1. Boa noite, Sandra. De fato a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos espaços escolares não é algo recente. No Brasil, desde a década de 1990 práticas educativas e documentos oficiais que norteavam a educação já sinalizavam a necessidade da inserção das TICs nos processos de ensino aprendizagem. No contexto pandêmico, o que era uma sinalização passou a ser uma necessidade para a realização das aulas no ensino remoto, e revelou aspectos das múltiplas realidades sociais e escolares brasileiras, dentre eles a falta de recursos tecnológicos principalmente em escolas públicas, a necessidade de formação de professores para o uso técnico e pedagógico dessas ferramentas, e as dificuldades de professores e alunos ao acesso à internet, questão fundamental para o uso das TICs na educação. Acredito que todas essas questões evidenciadas pela pandemia indicam a necessidade de uma reflexão aprofundada sobre a possibilidade de permanência ou não desses recursos com o retorno das aulas presenciais, especificamente em questões de acessibilidade e direito digital.

      Lorena Michelle Silva dos Santos e Thaís Vinhas

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  3. olá, muito bom o texto e as reflexões apontadas. A pandemia de mostrou de fato o despreparo das escolas, dos professores e dos alunos em relação ao o uso das Tecnologias Digitais no processo de ensino. Mesmo cercados e usando essas tecnologias diariamente, mesmo assim sempre houve resistência e barreiras no processo de inserção dessas tecnologias dentro das escolas e nas práticas pedagógicas. Sendo assim, analisando as consequências da pandemia e as aulas remotas, minha pergunta é se você acredita que após a pandemia, com as aulas voltando de maneira presencial, que será mais frequente o uso das tecnologias digitais pelos professores, principalmente através de games e aplicativos como o mencionado no texto?
    Ass: Carlos Alexandre Souza Prado

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    1. Olá, Carlos. A pandemia fez com que a educação básica vivesse um novo momento, não só no Brasil. Os professores tiveram que, pela necessidade, se apropriar muito rapidamente, de todo um conjunto tecnológico de modo a darem conta da grande responsabilidade de mediar o ensino e aprendizagem, foi preciso reinventar e ressignificar a prática pedagógica desenvolvida nas escolas. O uso da internet e das mais diversas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC trouxeram uma mudança eminente no ponto de vista educacional, promovendo situações pedagógicas que proporcionem uma visão crítica e reflexiva frente às possibilidades que os recursos digitais podem trazer para mobilizar o aprendizado, promovendo um impulso a mudanças positivas. Nesse sentido, ao retornar as atividades presenciais após superamos a crise pandêmica, é imprescindível investir na formação dos professores para que os mesmos continuem utilizando as ferramentas digitais nas suas ações pedagógicas. Ressaltando a necessidade de melhorias na estrutura das escolas para que o espaço de vivência dos alunos possa maximizar os ganhos obtidos através do uso da tecnologia.
      Lorena Michelle Silva dos Santos e Thaís Vinhas.

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  4. João Paulo de Oliveira Farias27 de maio de 2021 às 12:51

    Olá!
    Inicialmente gostaria de parabenizá-las pela exitosas experiências e relato, durante tempos tão "tenebrosos". Gostaria que se possível vocês mencionassem sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos professores que se interessem em utilizar o aplicativo Kahoot durante o período das aulas remotas, vivenciadas no atual contexto, e sobre o processo avaliativo dos estudantes ao uso dessa ferramenta.


    Abraços!
    Atenciosamente João Paulo de Oliveira Farias.

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    1. Obrigada pela participação, João Paulo. As principais dificuldades foram o receio e a incerteza diante do novo e desconhecido, pois a maioria das pessoas envolvidas na experiência que desenvolvemos, não conhecia o Kahoot. Entretanto, percebemos que ao aprender a acessar e manusear o aplicativo, sua utilização foi bem aceita. Na nossa proposta, utilizamos a ferramenta Quiz do Kahoot, e ela dá a possibilidade de identificar a resposta dos participantes e avaliar o desempenho.

      Lorena Michelle Silva dos Santos e Thaís Vinhas

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